Jovem Aprendiz Detran 2019 – INSCRIÇÃO → (Menor Aprendiz)

Ser um Jovem Aprendiz Detran 2019 é uma oportunidade que muitos jovens que estão procurando o primeiro emprego almejam. O Departamento Estadual de Trânsito possui uma unidade em cada Estado e, por isso, contrata centenas de jovens todos os anos para atuarem como aprendizes. Para quem está atrás da primeira experiência profissional, essa é uma excelente oportunidade.

De acordo com a Lei do Aprendiz, empresas cujo o quadro de colaboradores seja superior a 7 funcionários deverão reservar uma quota para a contratação de jovens como aprendizes. Se você possuir a idade de 14 a 24 anos, então poderá realizar a sua inscrição no programa.

No conteúdo a seguir, trouxemos mais informações e dicas sobre como participar do programa jovem aprendiz Detran. Confira!

Como funciona o Jovem Aprendiz Detran 2019

O programa Jovem Aprendiz é pautado na Lei da Aprendizagem, criada com o intuito de promover a inclusão e o desenvolvimento profissional a jovens que vivem em vulnerabilidade social. A lei diz que empresas de médio e grande porte deverão contratar adolescentes com idade entre 14 a 24 anos como aprendizes.

Jovem Aprendiz Detran 2019

A contratação acontece em duas etapas. Uma é a jornada de trabalho, que poderá variar de 4 a 6 horas diárias, onde o jovem aprenderá na prática os exercícios de sua função. A segunda etapa é a educação profissionalizante, onde o jovem fará um curso de formação profissional em uma escola parceira do Detran.

Leia Também:

Uma vez contratado, o começará a ganhar o salário jovem aprendiz Bradesco 2019 no qual resultará em um valor mensal de um salario minimo. Ajuda de custo e os direitos relacionados ao regime CLT. O período de contratado tem duração de 2 anos e não pode ser revogado, a menos que o adolescente queira. O Detran dá prioridade no processo seletivo a jovens que vieram do sistema público de ensino.

Benefícios Menor Aprendiz Detran 2019

Jovem Aprendiz Detran 2019

O programa jovem aprendiz 2019 traz uma série de benefícios para quem faz parte dele. Isso porque o jovem passa a ter um salário e uma rotina profissional, o que lhe dará uma noção bem apurada sobre como funciona na prática o mercado de trabalho. O salário é determinante para o aumento da qualidade de vida, pois muitos aprendizes utilizam o dinheiro recebido para ajudar suas famílias.

Além disso, a instituição ainda oferece um curso de capacitação profissional para formar o estudante para o mercado de trabalho.

Entre os principais benefícios, podemos citar:

  • Férias;
  • Salário-mínimo;
  • FGTS;
  • INSS;
  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte;
  • Seguro de vida;
  • Assistência médica e odontológica;
  • 13º salário.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Detran 2019

Os requisitos para participar do programa menor aprendiz Detran podem variar de região para região, pois cada Departamento possui autoridade para criar leis e regras próprias para a contratação. Por isso, é importante ler atentamente os detalhes da vaga para saber se você possui o perfil procurado pelo órgão.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

De acordo com a Lei, o programa é destinado para jovens estudantes ou que já concluíram os estudos em situação de vulnerabilidade social. Se você está interessado em realizar sua inscrição, veja os requisitos a seguir:


01. Ter idade entre 14 a 24 anos (em algumas unidades a idade mínima é de 16. Em todas elas, não há limite máximo para candidatos com alguma deficiência física);


02. Ter concluído os estudos ou estar cursado, no mínimo, a 6ª série do Ensino Fundamental;


03. Ser, preferencialmente, aluno da rede pública de ensino;


04. Possuir vontade de aprender e disponibilidade para cumprir as jornadas de trabalho.


É importante ressaltar que os requisitos podem mudar de acordo com cada Estado. Por isso indicamos que o candidato leia a vaga atentamente para saber se pode participar.

Inscrição Jovem Aprendiz Detran 2019

Para realizar a sua inscrição no programa jovem aprendiz Detran 2019, o candidato deverá mandar o seu currículo para o Detran de seu Estado através do site ou de um posto de atendimento. Na verdade, existem dois maneiras de de realizar a sua inscrição Jovem Aprendiz Detran e a seguir falaremos sobre as duas. Confira:

Jovem Aprendiz Detran 2019

Leia Também:

Inscrição através do site:


01. O primeiro passo é entrar no site do Detran do seu estado. www.detran.sp.gov.br. E espere a pagina carregar completamente.


02. Agora será necessário identificar a opção “Trabalhe Conosco”, geralmente localizado no rodapé da página. Ao abrir essa seção, envie o seu currículo através do formulário de contato informando o desejo de concorrer a uma das vagas de jovem aprendiz.


03. Pronto! Agora será necessário esperar o retorno da instituição. Caso você tenha sido selecionado, o Detran enviará uma mensagem com todas as informações necessárias para a ocupação das vagas jovem aprendiz Detran 2019.


Inscrição no posto de atendimento:


01. Prepare um currículo com todas as informações relacionadas a sua escolaridade e áreas de conhecimento.


02. Em seguida, vá até um posto de atendimento do Detran mais próximo de sua residência e entregue o seu currículo lá. Informe que deseja concorrer as vagas de jovem aprendiz.


03. Espere o órgão entrar em contato para a próxima fase do processo seletivo.


Ter a oportunidade de ser um Jovem Aprendiz Detran é o sonho de muita gente. Por isso, caso você tenha essa chance, não a perca de vista e faça logo o seu cadastro.

Ficou com alguma dúvida a respeito do Jovem Aprendiz Detran 2019? Deixe nos comentários para que possamos esclarece-la. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *