Jovem Aprendiz Pronatec 2019 – INSCRIÇÃO → (Menor Aprendiz)

O Jovem Aprendiz Pronatec 2019 é um programa criado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para oferecer, gratuitamente, cursos de capacitação profissional e técnica. É uma forma de introduzir jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho através de cursos nos mais variados segmentos.

Como toda a empresa de médio a grande porte deverão oferecer um curso gratuito para seus aprendizes, nada melhor do que escolher o Pronatec como a escolha que oferecerá essa educação profissionalizante.

Para se inscrever, o candidato deverá ser indicado por uma empresa, estar cursando o ensino médio ou já ter concluído os estudos. No conteúdo a seguir mostraremos todos os passos necessários para se inscrever no programa. Confira!

Como funciona o Jovem Aprendiz Pronatec 2019

O Jovem aprendiz é um programa criado pelo Governo Federal com o intuito de aumentar a inclusão social de jovens que vivem em circunstâncias de vulnerabilidade social. O programa é pautado na Lei da Aprendizagem, que diz que empresas com mais de 7 funcionários deverão contratar jovens como aprendizes e ainda oferecer um curso de capacitação profissional.

Jovem Aprendiz Pronatec 2019

O Pronatec foi criado como uma forma do MEC disponibilizar cursos técnicos, profissionalizantes e de continuação profissional para todos os adolescentes e jovens adultos que desejam aprender uma profissão e, assim, conseguir um espaço no mercado de trabalho.

Centenas de empresas possuem parceria com o Pronatec e oferecem cursos profissionalizantes através da instituição. Muitos alunos já conseguem um espaço no mercado depois de concluírem os cursos. Isso porque o Pronatec tem convênio com micro, média e grande empresas em todo o país.

Leia Também:

Uma vez contratado, o aprendiz contará com uma jornada de trabalho flexível, com remuneração salarial e benefícios garantidos por lei.

Benefícios Menor Aprendiz Pronatec 2019

Jovem Aprendiz Pronatec 2019

Todo aprendiz, assim que contratado, passa a receber uma remuneração salarial e benefícios relacionados a função exercida.

Contudo, como o Pronatec só se responsabilidade pela educação profissionalizante, esses benefícios ficam a cargo da empresa que contratou o Jovem Aprendiz 2019

Há alguns benefícios garantidos por lei, já que o regime de contratação é via CLT. Entre os principais benefícios, podemos citar:


01. Salário mensal compatível com o mercado (geralmente é num valor um pouco acima do salário-mínimo);


02. Vale-refeição;


03. Vale-transporte;


04. Assistência médica e odontológica;


05. Curso de capacitação profissional;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

06. Férias remuneradas;


01.Entre outros.


A quantidade e a “qualidade” dos benefícios recebidos vão depender exclusivamente da empresa contratante. Por isso é que nós indicamos ler com atenção os detalhes da vaga para saber, com precisão, o que será pago ao aprendiz caso ele seja selecionado.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Pronatec 2019

Para participar, no entanto, será necessário atender alguns pré-requisitos cobrado pelas empresas contratantes. De acordo com a Lei, o programa é destinado para jovens cujo a idade varia de 14 a 24 anos incompletos. Contudo, algumas empresas poderão adotar critérios próprios para realizar a contratação de novos colaboradores.

Entre os principais requisitos para participar do programa, estão:

  • Possuir vontade de aprender e se desenvolver;
  • Não ter trabalhado como jovem aprendiz em outra empresa;
  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • Estar cursando o Ensino Fundamental/Ensino Médio ou ter concluído.

Contudo, assim como os benefícios, esses pré-requisitos poderão mudar conforme o perfil da empresa que está ofertando a vaga. Mais uma vez, é necessário prestar atenção nos detalhes da vaga.

Inscrição Jovem Aprendiz Pronatec 2019

Para se inscrever no programa jovem aprendiz do Pronatec, o interessado deverá se candidatar em um processo seletivo que tenha a instituição como parceria. Isso porque o Pronatec só participa na formação e capacitação profissional do jovem em parceria com a empresa contratante.

Jovem Aprendiz Pronatec 2019

Leia Também:

Para achar uma vaga, será necessário visitar algumas páginas aqui no blog e se candidatar ao processo seletivo dessas empresas. Confira:

  • Jovem Aprendiz Bradesco;
  • Jovem Aprendiz Banco do Brasil;
  • Jovem Aprendiz Santander;
  • Jovem Aprendiz Itaú;
  • Jovem Aprendiz Caixa;
  • Jovem Aprendiz Leroy Merlin;
  • Jovem Aprendiz Renner;
  • Jovem Aprendiz C&A;
  • Jovem Aprendiz Gol;
  • Jovem Aprendiz Samsung.

Você deverá escolher uma das empresas listadas acima para poder fazer parte da seleção de jovem aprendiz pronatec. Ao acessar a página, leia todas informações, especialmente os benefícios e requisitos que as empresas oferecem para seus aprendizes.

Depois de realizar todas as etapas, será necessário esperar para saber se o seu currículo foi selecionado. Caso positivo, a empresa entrará em contato fornecendo maiores detalhes sobre a vaga e o que o candidato deverá fazer.

O programa Jovem Aprendiz Pronatec 2019 é um dos melhores do Brasil se tratando de formação e capacitação profissional. Os cursos são gratuitos e estão entre os melhores do país.

Para quem está procurando a primeira oportunidade de emprego, essa é uma excelente chance de entrar no mercado de trabalho com o pé direito. Boa sorte e bons estudos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *