Entenda o Programa Jovem Aprendiz 2019 – O que é e como participar

O programa jovem aprendiz 2019 foi iniciado somente para os menores de idade que ainda estudavam, para que eles desenvolvessem suas experiências profissionais e conseguissem ter uma noção de qual carreira seguir após a escola, com carga horária reduzida e o salário também consequentemente.

Com o passar do tempo, muitos alunos que ainda não tinham concluído o ensino médio, por diversos motivos, pediram por direitos iguais aos de menores de idade e a legislação concluiu que seria permitida a contratação dos 14 até os 24 anos de idade desde que ainda estivessem estudando no ensino médio.

No Jovem Aprendiz, a empresa oferece uma série de benefícios, além de conhecimentos práticos e teóricos que o jovem levará para a sua vida profissional e pessoal. Sem contar, é claro, nos benefícios e remuneração, essenciais para que o adolescente possa ter uma renda e independência financeira

Se você deseja dar os primeiros passos no mercado de trabalho, fique conosco até o fim deste artigo, pois nas próximas linhas a seguir você vai conferir todos os detalhes sobre o Programa Jovem Aprendiz 2019. Fique conosco até o fim!

Quanto ganha um Jovem Aprendiz?

Todos os jovens, atualmente, ao ingressar em determinada atividade na empresa, a sua primeira perguntar é “Quanto é o Salário?”, não é verdade? Ficam ansiosos para começar a ganhar sua primeira renda visando o futuro e claro, suprir necessidades básicas de qualquer jovem.

Geralmente, o salário do Programa Jovem Aprendiz é de acordo com a carga horária do jovem realizado na empresa. Normalmente, a empresa paga ao aprendiz, em média, R$ 3,58 por hora, ou em tese meio salário mínimo (R$ 468,50) Porém, é de extrema importância que venha realizar um acompanhamento junto com a empresa, pois o valor varia.

Para que os horários dos estudos não colidam com o horário da escola/colégio, as empresas estão cumprindo a regra das 6 horas de serviços, garantindo que o aluno venha participar das práticas técnicas e profissionais na empresa. Já, outras empresas realizam a prática de 4 horas por dia.

Leia também:

Inscrições Jovem Aprendiz

Hoje em dia, existem varias formas de se inscrever no programa Jovem Aprendiz 2019, mas, há alguns anos, era apenas pela internet por alguns sites profissionais específicos.

Atualmente, é possível fazer a inscrição do site da própria empresa. O Banco Bradesco, por exemplo, possui um site próprio deles, você deve acessar o site, clicar em trabalhe conosco, logo na interface da pagina, e depois escolher a opção de estágio ou aprendiz. Após este processo, você cadastra seu currículo. Tudo muito simples e prático. Esse processo é o mesmo para muitas empresas.

Benefícios Jovem Aprendiz 2019

Os benefícios do Programa Jovem Aprendiz 2019 variam de empresa para empresa, mas os principais, que toda empresa deve oferecer, são:

  • Vale transporte;
  • Vale refeição;
  • 4 a 6 horas de trabalho no máximo;
  • É obrigatório receber o 13° salário;
  • Se precisar estudar para alguma prova escolar a empresa deve consentir;
  • Ganhar experiência para seu currículo;
  • Já ter contato com a prática do mercado profissional.

Além dos benefícios financeiros, com o programa Jovem Aprendiz o estudante convive com a prática profissional e os desafios do mercado de trabalho. Isso é muito importante para que ele, durante seu aprendizado, possa escolher a área profissional que mais tem afinidade.

Carga Horária Jovem Aprendiz 2019


No programa Jovem Aprendiz o estudante não pode trabalhar mais de 6 horas por dia para que não atrapalhe seus estudos, mas é bom estar ciente que se você for maior de idade, a empresa pode solicitar que você trabalhe mais de 6 horas por dia e isso é um direito do empregador, pois a carga horária de até 6 horas é exclusiva para os menores de idade.

Porém, não é porque a empresa tem o direito de solicitar mais horas diárias a quem tem acima de 18 anos, que eles realmente vão fazer isso. Existem muitas empresas flexíveis permitem trabalhar apenas por 6 horas diárias ou menos (4 horas diárias).

É bom informar que muitas empresas também aceitam currículos em seus estabelecimentos físicos. Você deve se encaminhar até as empresas e perguntar se estão contratando para o Programa Jovem Aprendiz. Se sim, já deixe seu currículo com eles e espere para ser chamado.

Se você tem interesse em realizar a inscrição Jovem Aprendiz 2019, é bom ficar atento aos sites de oportunidades como CIEE e IEL ou no próprio site da empresa que deseja trabalhar. Feito isso, basta apenas seguir as instruções determinadas pela corporação e boa sorte.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o Programa Jovem Aprendiz, deixe uma mensagem logo abaixo e responderemos assim que possível. 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4
Entenda o Programa Jovem Aprendiz 2019 – O que é e como participar

1 respostas para “Entenda o Programa Jovem Aprendiz 2019 – O que é e como participar”

  • Hworld 17 de fevereiro de 2019 às 09:34

    Muito obrigado pela informação! Existe alguma maneira de obter mais dados sobre o assunto? Eu preciso fazer um artigo para a minha faculdade sobre isso. Muito obrigado desde já!

    Responder

Deixe um comentário